Abdominoplastia – 8 coisas que você deve saber

Breast augmentation and abdominal cosmetic surgeries

A abdominoplastia é um dos procedimentos mais procurados do mundo. Segundo instituto de pesquisas Ideafix, a abdominoplastia já ultrapassou a colocação de prótese de silicone nos seios e está em segundo lugar na lista dos procedimentos mais desejados pelas mulheres de 18 a 45 anos, atrás apenas da lipoaspiração. Dr. Henrique tira algumas dúvidas sobre a abdominoplastia:

Como é feita a abdominoplastia?

Em alguns casos, como o da gravidez, o abdômen dilata e os músculos da região se afastam. Na abdominoplastia, o médico reposiciona essa estrutura ao fazer uma costura com vários pontos, chamada de plicatura. O excesso de pele é puxado para baixo e cortado. Depois, a costura é feita horizontalmente, na altura dos pelos pubianos, e o buraquinho do umbigo é refeito.

Quem planeja ser mãe pode recorrer à técnica?

Não é o ideal, mas pode. Uma mulher que nunca engravidou, mas já foi obesa, por exemplo, passa pelo mesmo processo de afastamento da musculatura que a gestante enfrenta. Se o emagrecimento foi rápido, como costuma acontecer depois da cirurgia bariátrica, a sobra de pele pode ser maior. Vale consultar um cirurgião de confiança para verificar se o procedimento é indicado nesse caso. Mas definitivamente não é o tipo de cirurgia para quem não tem excesso de flacidez abdominal e quer apenas perder a barriga.

Qual o tamanho da cicatriz?

Depende. Quanto menor a retirada de pele e de gordura, menor o tamanho da marca. Além disso, não dá para prever exatamente se ela vai ficar mais suave ou perceptível porque depende da genética da paciente.

Existe alguma contraindicação para a operação?

Menores de 18 anos não podem fazer a cirurgia. Pacientes com alguma restrição alérgica, anestésica ou problemas de coagulação, também não podem se submeter ao procedimento. Os fumantes precisam passar por uma avaliação ainda mais rigorosa do que a habitual porque a nicotina contrai os vasos sanguíneos e atrapalha a irrigação dos tecidos.

É verdade que algumas mulheres fazem logo depois do parto?

Não. Depois do nascimento do filho, a mulher tem um período de aproximadamente 40 dias de puerpério, em que acontece uma série de alterações na coagulação, na parte hormonal e na retenção de líquidos. O recomendado é que a mulher espere pelo menos 6 meses para se submeter a uma abdominoplastia.

É verdade que será feito um umbigo novo?

Não. O seu próprio umbigo será transplantado e, se necessário, remodelado. Deve-se levar em conta que, circundando o umbigo existirá uma cicatriz que sofrerá a mesma evolução da cicatriz inferior (descrita no item anterior). Pelo fato de ser uma cicatriz circular, em alguns casos a evolução poderá não ser aquela que se deseja, dando como resultado um aspecto “artificial”. Isto acontece em decorrência da anomalia na evolução cicatricial de certas pacientes, o que, entretanto, é passível de correção, mediante retoque sob anestesia local, após alguns meses.

A dermolipectomia abdominal corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estômago?

Nem sempre. Isto depende do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome). Se ele for do tipo curto, dificilmente será corrigido. Sendo do tipo longo, o resultado será mais favorável. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo.

Qual o tipo de maillot de banho que poderei usar, após a cirurgia?

O tipo de maillot dependerá exclusivamente de seu próprio manequim. É claro que os decotes inferiores mais “generosos” ficarão por conta dos casos em que os resultados sejam mais naturais (tangas). Lembre-se que o bisturi do cirurgião apenas aprimora suas próprias formas, que poderão ser melhoradas ainda mais, com cuidados de uma esteticista ou fisioterapeuta, no pós-operatório.

Conheça o Dr. Henrique

drhenrique

O Dr. Henrique possui mais de 10 anos experiência internacional após estágios e consultorias em países como EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá. Atualmente, é Coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP realizadas em conjunto com a Associação Paulista de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também membro Ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

 

Venha conhecer a nossa clínica.

Atendemos em dois endereços:

Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 99 Cj. 51 Itaim Bibi

Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby

Facebook e Twitter

Facebook: http://migre.me/jjDoB

Twitter: @drhenriqueplast

Compartilhe: