Cuidados com o Sol
O verão está chegando. Nessa época, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Em excesso, o Sol pode trazer danos à nossa saúde como o aparecimento do câncer de pele. Mas os cuidados não apenas esses. Além do câncer, o Sol em excesso causa manchas, rugas e envelhece. Dr. Henrique dá algumas dicas contra esse desgaste.
Filtro solar
Como falamos, Sol em excesso envelhece. Causa manchas. E o dano mais grave: pode causar câncer e pele. Muita gente não sabe, mas o câncer de pele é o tipo mais comum dessa doença, representa 25% dos cânceres que aparecem no corpo humano.
O filtro solar é o principal aliado para evitar todos esses danos. O mercado brasileiro está cheio de marcas confiáveis e o médico vai saber indicar um produto adequado para sua pele, que fator de proteção deve ser utilizado. Importante lembrar: o protetor não deve ser usado apenas na praia ou na piscina, mas também quando você sair na rua.
Raios UVA
O consumidor já está acostumado com o fator FPS: 8, 15, 30 e 60. O FPS quantifica a proteção dos raios ultravioleta do tipo B, que estão relacionados à queimadura e ao câncer de pele. Já os raios UVA são os responsáveis, principalmente, pelo envelhecimento precoce, como rugas, manchas e flacidez. É uma radiação que não arde nem deixa vermelhidão, mas incide na pele o dia inteiro de forma constante. Por isso, é muito importante escolher um produto que traga essa informação no rótulo. Ainda não existe uma norma única (como o FPS) que indique o grau dos filtros UVA. Então, essa informação pode aparecer de formas diferentes na embalagem: UVA balanceado, alta proteção UVA ou a porcentagem de proteção (92% de UVA, por exemplo). E ainda com os seguintes símbolos: +++ ou UVA dentro de um círculo.
Melhor horário
Vários são os benefícios do Sol na nossa vida. Estudos têm demonstrado que ele pode ser um poderoso aliado no tratamento de doenças como vitiligo, psoríase, osteoporose e até depressão. Mas a exposição ao Sol deve ser controlada.
Para garantir os benefícios trazidos pelos raios solares, os médicos aconselham que a exposição da pele deve ser feita somente antes das 10h e após às 16h. E sempre pelo tempo determinado – 15 a 30 minutos por dia. Mais do que isso, o protetor continua sendo essencial.
Chapéu, boné, óculos…
Use chapéu com abas, boné, viseira e óculos escuros. O couro cabeludo e os olhos são também áreas que precisam estar protegidas. Tramas de tecidos com FPS, para camisetas, chapéus e bonés, complementam a proteção. Fique a maior parte do tempo sob uma barraca, que deve ser de tecido e de cor clara, para refletir os raios solares.
Bronze turbinado
Alimentos ricos em caroteno (pigmento que se deposita na pele e é encontrado no caqui, na cenoura e na beterraba) devem ser consumidos no verão. Além de muito saudáveis, vão deixar a pele um pouco mais escura naturalmente.
Conheça o Dr. Henrique:
O Dr. Henrique possui mais de 10 anos experiência internacional após estágios e consultorias em países como EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá. Atualmente, é Coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP realizadas em conjunto com a Associação Paulista de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também membro Ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).
Venha conhecer a nossa clínica.
Atendemos em dois endereços:
Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 99 Cj. 51 Itaim Bibi
Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby
Facebook e Twitter
Facebook: http://migre.me/jjDoB
Twitter: @drhenriqueplast