Rinoplastia: manual para entender mais sobre esse tipo de cirurgia

GREGO

Rinoplastia repara imperfeições no nariz

Acreditar que o nariz é imperfeito é algo que incomoda muita gente e que derruba a autoestima de qualquer pessoa. É claro, não existe um nariz perfeito e o incômodo com a aparência estética varia de pessoa para pessoa. Algumas gostam de narizes grandes, outras não, algumas se incomodam com formatos mais pontudos… O reparo do nariz pode ser feito por meio de uma cirurgia plástica: a rinoplastia. Ela é feita para restaurar a harmonia do rosto, podendo reduzir ou aumentar o nariz, alterar a forma da ponta e do dorso (parte de cima), diminuir as narinas e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. Mas a cirurgia não se limita aos resultados estéticos. A rinoplastia deve ser entendida de forma funcional, porque pode resolver problemas como desvio de septo, sinusite e alterações no sono.

Como estamos em maio e, nesta época do ano, a procura por cirurgias estéticas aumenta consideravelmente, o Dr. Henrique ressalta alguns pontos sobre a rinoplastia que devem ser de conhecimento dos pacientes.

COMO É A CIRURGIA

A rinoplastia dura de uma a duas horas, em média, e é feita apenas com anestesia local e um remédio para dormir. Na maioria das vezes, o paciente pode ir para a casa no mesmo dia. A rinoplastia não deixa nenhuma cicatriz aparente, pois elas ficam escondidas dentro do nariz ou no limite da narina. Existem duas técnicas: a mais comum é a redutora, que retira parte da cartilagem e do osso. Já a estruturada vai um pouco além e faz um reforço interno do esqueleto nasal com enxertos de cartilagem da própria paciente e pontos de fixação.

CUIDADOS DEPOIS DA CIRURGIA

Repouso absoluto em casa por dois dias. Inchaço, manchas roxas e desconforto nasal são inevitáveis na rinoplastia, mas não é comum sentir dor. Por duas semanas, a respiração fica mais difícil e o nariz entope com facilidade. Para amenizar o problema, recomenda-se uma limpeza nasal com solução fisiológica, além da aplicação de um remédio para desobstruir as narinas. Ficam proibidos óculos por dez dias e dormir de bruços por um mês. Após duas semanas, algumas atividades físicas são liberadas, como caminhada, bicicleta e musculação, desde que não se abaixe a cabeça. Após um mês, não há mais restrições a não ser com o sol – você deverá usar protetor solar, inclusive na cidade, e chapéu por um ano.

QUANDO É POSSÍVEL VER O RESULTADO FINAL?

Demora um ano, em média, devido ao lento processo de cicatrização. Cerca de 80% do inchaço some nos primeiros 90 dias. O restante leva de seis a 12 meses para desaparecer por completo. Já os hematomas duram até duas semanas. Por isso, é necessário ter paciência quando se faz a rinoplastia. Apenas 15% das operações não ficam tão boas quanto o esperado e exigem algum retoque. E, na maioria dos casos de insatisfação, o defeito é mínimo e pode ser corrigido em uma segunda intervenção menos invasiva.

O QUE PODE DAR ERRADO

Em alguns casos a pele da paciente não assenta perfeitamente sobre a nova estrutura, o que dá a impressão de que não houve mudança nenhuma. Quem tem cicatrizes de acne está mais sujeita a esse tipo de problema na rinoplastia.

COMO ESCOLHER O MÉDICO

Procurar um profissional habilitado é imprescindível para o sucesso da rinoplastia. Peça indicações para amigas próximas que ficaram satisfeitas com o resultado da intervenção e verifique se o médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br).  

 

Conheça o Dr. Henrique
drhenriquebanner1

Faça uma visita à nossa clínica, venha conversar com a nossa equipe. O Dr. Henrique Lopes Arantes possui mais de 10 anos experiência internacional após estágios e consultorias em países como EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá.

Atualmente, é Coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP realizadas em conjunto com a Associação Paulista de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também membro Ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

 

Compartilhe: