Devido à campanha Outubro Rosa, este é um mês de muita procura por exames preventivos. Muitas mulheres têm dúvidas se a colocação de próteses interfere no exame do toque e um possível diagnóstico precoce do câncer de mama.
Estudos científicos têm demonstrado que as próteses podem aumentar a sensibilidade durante o autoexame, por isso, facilitam a detecção de tumores.
Um estudo da Universidade da Califórnia/Los Angeles publicado na revista Plastic and Reconstructive Surgery avaliou mais de 4000 mulheres que tiveram diagnóstico de câncer de mama e comparou quanto a incidência, momento do diagnóstico e tamanho do tumor no grupo com e sem cirurgia prévia de mamoplastia.
Foi notado que a incidência de câncer e o momento do diagnóstico foram parecidos nos 2 grupos, mas, nos pacientes que se submeteram à mamoplastia, os tumores foram percebidos em tamanhos menores do que no grupo de mulheres que não tinham próteses.
Não esqueçam: o câncer de mama é o mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos a cada ano. A prevenção é de extrema importância, pois quando detectado com antecedência, há 90% de chances de cura.
Previna-se!